Skip links

Férias e a importância do brincar

As férias escolares são um momento de descanso, mas principalmente de muita brincadeira e diversão!

Brincar é proporcionar um espaço rico de aprendizagem. É brincando que a criança aprende a se comunicar, a ser criativa, a compreender seu próprio espaço, a expressar e manejar as emoções. É a primeira forma de se relacionar com  mundo.

Em função das agendas tão cheias de compromissos, muitas vezes as crianças acabam tendo poucas oportunidades à “brincadeira livre”, que é aquele momento em que as crianças brincam sem regras pré-estabelecidas, direcionando as leis do jogo, inventando e fantasiando.

Fantasiar e imaginar são habilidades cognitivas muito refinadas e também são pré-requisitos para o desenvolvimento de outros repertórios importantes, como a leitura e escrita. Por esse motivo, é importante que as crianças brinquem (e muito!). E não é necessário planejar tantas atividades! A ausência de brinquedos prontos é uma porta aberta para a criatividade, autonomia e responsabilidade.

Quando essa brincadeira é realizada juntamente com os pais, elas acabam tendo um melhor relacionamento e estabelecem uma relação de maior cumplicidade. Um famoso programa de intervenção com crianças com diagnóstico de TOD (Transtorno Opositor Desafiante), o Helping The NonCompliant Child, demonstrou que a brincadeira não estruturada e direcionada pelas crianças auxiliam na diminuição dos comportamentos de oposição e agressividade.

 

Espero que aproveite bastante o período das férias!

Com carinho,

 

Flávia

 

Ps: Quer dicas sobre como brincar com os pequenos? Acesse: www.tempojunto.com/

Deixe um comentário

Name*

Website

Comentário

Skip to content