Skip links

Suicídio na adolescência – mitos e verdades sobre o tema

O suicídio é uma das formas mais trágicas de exprimir um pedido de ajuda e revelar o sofrimento emocional vivenciado. É considerado um grave problema mundial de saúde pública e segundo dados divulgados pela OMS, essa é a segunda maior causa de morte em pessoas entre 15 e 29 anos.

É um tema muito delicado, cercado de tabus e estigmas. Por esse motivo, conversamos e entendemos pouco sobre o suicídio. Muitas vezes, tratamos mitos como sendo verdades, potencializando o ciclo do sofrimento.

Seguem abaixo alguns exemplos:

 

MITO: “ Quem ameaça se matar, nunca vai cometer suicídio. É só pra chamar atenção!”

VERDADE: A maioria das pessoas que tenta suicídio, expressa, em dias ou semanas anteriores, seu desejo de se matar, e finalizar o sofrimento vivenciado.  Ameaçar se matar é um pedido de ajuda!

 

MITO: “Suicídio é um assunto proibido. Não devemos falar sobre ele porque aumenta o risco das pessoas se matarem”.

VERDADE: Falar com alguém sobre o assunto pode ajudar na diminuição da angústia que esses pensamentos trazem para o outro. É também uma forma de mostrar sua preocupação com cuidado e afeição.

 

MITO: “Quem tentou suicídio uma vez sempre terá vontade de morrer”.

VERDADE: O adequado tratamento medicamentoso e psicoterápico, associado ao suporte da família, amigos e da comunidade em geral, pode retirar a pessoa do risco que ela sofria.

 

Lembre-se: Diferente do que muitas pessoas pensam, quem tenta suicídio pede ajuda e tenta inúmeras soluções até o ato final. Não conhecer e não comunicar sobre o tema, reduz as chances de prevenção do suicídio. Não hesite em procurar ajuda profissional! Juntos somos mais fortes!

Um grande abraço,

Flávia

 

Deixe um comentário

Name*

Website

Comentário

  1. Post comment

    Antonia Sandra Aquino says:

    Maravilhoso! Esclarecedor de modo simples e direto.

    1. Oi, Antônia! Muito obrigada pelo feedback! Ficamos felizes em saber que você gostou da proposta. Nosso objetivo é compartilhar de forma simples e rápida, conteúdos sobre psicologia e desenvolvimento humano, que estão sempre presentes no cotidiano. Com carinho, Flávia e Etiene.

Skip to content