Skip links

Como ajudar o desenvolvimento da autoestima em crianças e adolescentes?

Gostar de si mesmo, ter autoconfiança são aspectos importantes no desenvolvimento mental das crianças e adolescentes e os ajudam a lidar com situações difíceis.

Para desenvolver um autoconceito positivo, é importante que a família e a escola proporcionem ambientes e situações encorajadores.

Compartilhar estórias positivas, dar exemplos que tragam uma perspectiva de esperança, e evitar comparações são atitudes que encorajam os pequenos e ensinam a enxergar outras perspectivas sobre seus problemas.

Estimular a autonomia, permitir lidar com consequências ao invés de punições e ameaças também desenvolvem o senso de auto eficácia e a responsabilidade nas situações cotidianas.

Quando as crianças e adolescentes se engajam no seu próprio cuidado aumentam as chances de elas desenvolverem habilidades de vida importantes para a vida em sociedade: saber dizer não, lidar com a raiva, enfrentar obstáculos, se manter focado, dentre outras.

Quer ajudar o desenvolvimento da autoestima de seu filho?

  • Escute e demonstre que realmente se importa
  • Desenvolva empatia em lugar de simpatia
  • Evite dar respostas e soluções
  • Faça perguntas do tipo “como você se sente sobre isso”?
  • Mostre disponibilidade para aprender o que não sabe

Não temos como controlar exatamente como será o desenvolvimento emocional dos nossos filhos, mas podemos conduzi-los por caminhos que facilitam o autoconhecimento e autonomia, habilidades essenciais para os nosso dias!

Deixe um comentário

Name*

Website

Comentário