Plin - Psicologia Infantojuvenil. Site especializado em conteúdo psicológico para crianças e adolescentes

Qual é a idade da pré-adolescência?

Qual é a idade da pré-adolescência?
por Etiene Macedo

A pré-adolescência começa aos 10 anos de idade e vai até os 14 anos, segundo a OMS. Nesse período, as mudanças físicas nas meninas e meninos são rápidas e intensas. As mudanças emocionais também. Os interesses mudam e eles começam a detestar serem chamados de crianças.

Mas, as mudanças não são iguais para todos! Pode ser que uma menina esteja com as transformações do corpo aceleradas e ainda apresente gostos e interesses por brincadeiras e atividades infantis. Assim como pode ser que outra garota de mesma idade demonstre novos gostos e interesses, sem sequer ter vivido totalmente as mudanças do corpo!

Calma papitos! Deixar de ser criança faz parte da vida! Se seu filho está mudando é ótimo, é sinal de desenvolvimento!  Como um botãozinho em flor esse pré-adolescente vai precisar muito da sua orientação, paciência e cuidado! Do mesmo jeito que você foi fundamental na infância, continua sendo nessa transição, mas de uma forma diferente.

Se prepare para mudanças como:

〉Estranheza em relação ao próprio corpo: elogie, afirme, deixe experimentar roupas diferentes, mudar o cabelo.

〉Períodos de choro e irritação sem motivo aparente: acolha, abrace, respeite.

〉Algumas respostas e questionamentos na ponta da língua (aquelas que tiram do sério!): respire fundo, converse e tudo bem se você não tiver as respostas! Mostre sua disposição para aprender a ser pai/mãe nesse novo momento.

E lembre-se: estamos sempre em movimento, pais e filhos, sempre mudando e aprendendo com a vida! Por isso, fuja das respostas rígidas, estáticas e extremas que te deixam sem saída ou que geram culpa em você. A pré-adolescência inaugura um novo ciclo de aprendizagem e renovação do vínculo entre pais e filhos.

 

Beijo carinhoso

 

* Fonte da imagem: <a href=”https://www.freepik.es/fotos-vectores-gratis/personas”>Foto de personas creado por pressfoto – www.freepik.es</a>

Etiene Macedo Psicóloga com mestrado e doutorado em Psicologia Clínica (UnB). Especialista em Terapia de Casais e Famílias (PUCGO). Professora universitária. Sócia e colunista do Plin.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *