Plin - Psicologia Infantojuvenil. Site especializado em conteúdo psicológico para crianças e adolescentes

Dica de filme: Divertidamente

Dica de filme: Divertidamente
por Etiene Macedo

O filme Divertidamente é uma ótima opção para conversarmos com as crianças e pré-adolescentes sobre as emoções. Uma estratégia excelente para escutarmos como nossos filhos se sentem e ajudá-los a se conhecerem melhor e manejarem conflitos.
Uma das emoções que mais nos ensina no filme é a tristeza. Essa emoção que tanto evitamos e que é apavorante em alguns momentos.

A tristeza não precisa ser banida do grupo . Vivemos uma época em que a ordem do dia é ser feliz. E quando nos deparamos com situações que foge do controle em que nada parece funcionar direito, começa uma busca desenfreada para saber “onde errei”.
Mas, podemos ser completos, podemos ser inteiros e sentir tristeza faz parte da nossa humanidade.
Um passo importante para viver plenamente é reconhecer nossa limites, como pais, como seres humanos.
E é nesse reconhecimento que também nos disponibilizamos para acolher nossos filhos e ensina-los que crescer implica em deixar para traz o peso do que nos desconecta com o momento presente.
Se o momento é de alegria, então vamos aproveitar. Se é de tristeza, vamos aprender. Nem sempre seremos satisfeitos, e com a criança não é diferente: ela pode aprender que algumas vezes vai se entristecer, vai ser trabalhoso e isso faz parte da vida.
Quando seu filho estiver triste, converse. Ajude-o a localizar esse sentimento e refletir sobre o que ele ensina. Compartilhe também seus sentimentos, porque ele vai aprender que para ser pleno, para ser inteiro, é importante se acolher com respeito e amor.

Beijos

Etiene Macedo Psicóloga com mestrado e doutorado em Psicologia Clínica (UnB). Especialista em Terapia de Casais e Famílias (PUCGO). Professora universitária. Sócia e colunista do Plin.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *