Plin - Psicologia Infantojuvenil. Site especializado em conteúdo psicológico para crianças e adolescentes

A vida do casal depois dos filhos

A vida do casal depois dos filhos
por Etiene Macedo

A vida de um casal é anterior aos filhos. Por isso ela deve ser preservada para que seja possível  uma aliança de cuidado nas diferentes etapas que a família atravessa.  Separar um tempo para estar longe das crianças, fazer coisas juntos que deixaram de lado é importante para manter o equilíbrio dos papéis de pai, mãe, cônjuge e para manter a própria identidade.

A criança não pode ser  o centro a vida familiar e anular ou substituir a convivência  entre o casal. É importante conversar antes, combinar, fazer acordos sobre a rotina, os cuidados diários e como conduzir a educação em momentos específicos. Aqueles momentos-surpresa que a convivência nos reserva!

Se há uma vida em comum, se há um amor compartilhado, ele precisa ocupar o seu lugar na vida familiar.

Manter uma rede de apoio como avós, tios, amigos de confiança ou mesmo instituições especializadas é útil para organizar o tempo e a distância necessária para que o casal não se dilua em meio às demandas dos filhos.

Aproveite que o ano está no início e organize seu tempo para incluir momentos somente com você e seu parceiro(a). As crianças agradecem!

Beijo grande!

Etiene e Flávia

Etiene Macedo Psicóloga com mestrado e doutorado em Psicologia Clínica (UnB). Especialista em Terapia de Casais e Famílias (PUCGO). Professora universitária. Sócia e colunista do Plin.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *