Plin - Psicologia Infantojuvenil. Site especializado em conteúdo psicológico para crianças e adolescentes

Prevenção do suicídio em adolescentes

por Flávia Lacerda

 

Você sabia que o suicídio é a segunda maior causa de morte em pessoas entre 15 e 29 anos e que 9 em cada 10 casos de tentativas de suicídio poderiam ser prevenidas?

Um primeiro passo na prevenção de suicídio é estabelecer uma comunicação plena e cuidadosa. Sempre que possível devemos encorajar nossas crianças e adolescentes a respeitarem seus próprios sentimentos. A escuta atenta sem julgamentos os auxiliam a lidar com as experiências dolorosas e também a expressar e compartilhar seus sentimentos conosco.

Fique atento aos sinais de alerta. Eles podem nos indicar o quão os nossos adolescentes estão em sofrimento. Isolamento, humor irritável ou deprimido, falta de vontade em realizar atividades que anteriormente eram prazerosas, consumo excessivo de cigarro, bebida alcoólica e abuso de drogas são alguns indícios importantes!

Sempre que necessário, procure ajuda profissional. Juntos somos mais fortes!

 

Um abraço carinhoso,

Flávia

_______________________

Leia mais sobre o tema em mitos e verdades sobre suicídio na adolescência

Flávia Lacerda Psicóloga. Mestre em Psicologia (UnB). Facilitadora do Programa Friends for Life - Pathways Health and Research Center. Pós-graduanda Terapia de Casais e Famílias (PUCGO). Sócia e colunista do Plin.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *