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4 dicas para o seu filho dormir melhor

4 dicas para o seu filho dormir melhor
por Flávia Lacerda

Ter uma boa noite do sono é essencial para todo nós.  A presença de alterações no sono influencia de forma prejudicial no desenvolvimento físico, cognitivo e emocional da criança. Um dado preocupante é que cerca de 75% das crianças apresentam dificuldades para dormir, das mais leves às mais graves.

Mas a boa notícia é que existem algumas mudanças simples na rotina que auxiliam na melhora da  qualidade do sono das nossas crianças e consequentemente de nós adultos.

Segue abaixo uma sugestão de roteiro de planejamento para hora de ir dormir. Ele é composto por apenas 4 passos.  É importante que eles sejam realizados em sequência, pois auxilia o cérebro a identificar que é o momento de entrar em estado de relaxamento.

 

– PASSO 1

O planejamento da hora de dormir inicia-se uma hora antes do momento que a criança vai para a cama, ou seja, se o seu filho tem que dormir às 21:00h, o início do planejamento da hora de dormir, deve acontecer às 20:00h.

Mas por qual motivo? Precisamos dar dicas para o nosso cérebro que a hora de dormir está se aproximando e que precisamos nos acalmar. Desligue a TV e outros eletrônicos e faça atividades mais tranquilas com o seu filho.

Sugestão de atividade: Tomar banho, fazer um desenho ou montar quebra-cabeça.

Duração da atividade: +- 25 min.

 

– PASSO 2

A hora de ir para a cama se aproxima! É chegado o momento de sinalizar para o cérebro que esse é último estágio antes de deitar confortavelmente na sua caminha!

Sugestão de atividade: Fazer um lanche leve e escovar ou dentes, dar boa noite para as pessoas da casa.

Duração da atividade: +- 20 min.

 

– PASSO 3

Agora é o momento de ir para o quarto e deitar na cama. Para que seu filho se sinta acolhido e seguro na hora de dormir, é importante demonstrar carinho e conforto associadas com atividades mais relaxantes.  Muitas crianças acabam “enrolando” para dormir, pois desejam ficar um pouquinho mais com os pais. Ter uma rotina bem estabelecida auxilia na compreensão de que esse momento vai acontecer e que será muito prazeroso.

Sugestão de atividade: Ouvir uma história, fazer uma massagem nos pés ou nos ombros, ouvir uma música tranquila (uso e indico aplicativos de white noise, como o Relax M.D), realizar o controle respiratório (inspirar e expirar tranquilamente, imaginando que um dos dedos de suas mãos é uma flor bem cheirosa e o outro dedo, uma vela acessa que devemos apagar a chama). Se possível, selecionar uma atividade e realizá-la todas as noites.

Duração da atividade: +- 10 min.

 

– PASSO 4

É a parte final da rotina da hora de dormir. Quando os 4 passos são realizados rotineiramente, fica mais fácil para que seu filho entenda que está tudo bem e que ele pode descansar.

Sugestão de atividade:  Cafuné, carinho nas costas, beijo de boa noite, dizer para seu filho: “eu te amo. Durma bem”.

Duração da atividade:  +- 5 min.

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E como tem sido a sua experiência ao colocar seu filho para dormir? Compartilhe conosco! Será um prazer respondê-lo!

Beijo grande e forte abraço,

Flávia

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Referência: Mindell JA, Owens J, Alves R, Bruni O, Goh DY, Hiscock H, Kohyama J,Sadeh A. Give children and adolescents the gift of a good night’s sleep: a call to action. Sleep Med. 2011;12:203-4.

Flávia Lacerda Psicóloga. Mestre em Psicologia (UnB). Facilitadora do Programa Friends for Life - Pathways Health and Research Center. Pós-graduanda Terapia de Casais e Famílias (PUCGO). Sócia e colunista do Plin.

10 comentários para “4 dicas para o seu filho dormir melhor”

  1. Angela Carmen disse:

    Boa tarde!!!
    Estou amando estas ricas informações!!!
    Obrigada!!!

    Carmen

    1. Flávia Lacerda disse:

      Que notícia boa! Ficamos muito felizes com o feedback! Esse projeto foi feito com muito carinho! Beijos

  2. Angela Carmen disse:

    Sempre acreditei numa rotina pra tudo, só amenizamos um pouco nas férias!!! O uso de eletrônicos também devem ser evitados.

    Grata. Carmen

    1. Flávia Lacerda disse:

      Oi, Carmem!Obrigada por compartilhar a sua experiência! A rotina realmente auxilia em vários aspectos! As crianças se sentem mais seguras e conscientes de como será o seu dia-a-dia. Evitar os eletrônicos também é uma ótima dica. Um forte abraço, Flávia e Etiene.

  3. Dirce Maria disse:

    Meu filho dorme bem desde pequenininho.
    Hoje ele tem 1 ano e 3 meses e dorme sozinho no carrinho, desde que esteja tudo quietinho. Depois, eu o coloco no berço.
    Nossa rotina de sono não é a mais correta pq ele assite desenho antes de dormir. Coloco ele no carrinho pra ver Luna e Pepa, dou uma mamadeira e por volta das 21h desligo a TV. Ele dorme em poucos minutos. Geralmente fico do lado dele, no sofá.

    1. Flávia Lacerda disse:

      Oi, Dirce querida! Obrigada por compartilhar a sua experiência conosco! Em todos os momentos que tivemos a oportunidade de conversar, fiquei encantada com a forma que você estabeleceu uma rotina de sono para seu filhote lindo. O planejamento para a hora de dormir não precisa ser algo rígido. Sempre deve ser adaptado de acordo com a rotina da família. Beijos

  4. Emilia disse:

    Oi Flavia, rotina é um a coisa muito boa, no começo da um pouco de trabalho, mas com perseverança da certo. Tenho visto isso na vida das minha duas netas, é lega sim. Bjs pra vê e Etiene.

    1. Flávia Lacerda disse:

      Oi, Emília! Concordamos com você! Estabelecer uma rotina para as crianças dá um pouquinho de trabalho mas logo logo o resultado aparece. Beijos, Flávia e Etiene!

  5. Mariana disse:

    Excelente dicas,. Mas quando todos esses passos são feitos sem problemas e a criança acorda de madrugada e vai para cama dos pais?

    1. Flávia Lacerda disse:

      Oi, Mariana! Tudo bem? Essa pergunta que você fez é muito relevante! Sabemos que as crianças dormem melhor quando vão para a cama na hora certa e quando são realizadas algumas estratégias de higiene do sono. Porém, às vezes os hábitos assumem o controle, e crianças que estão se saindo bem na hora de ir dormir , acabam acordando de madrugada e passeando pelo quarto dos pais. Quando isso acontece, o importante é manter a regularidade e levar o seu filho calmamente para o quarto. De modo geral, o nosso cérebro leva um tempo para desenvolver novos hábitos. Em alguns casos precisamos ainda fazer uma retirada gradual da presença dos pais no momento de dormir. Isso significa que inicialmente a criança dorme na cama dos pais, para depois dormir na cama com a mãe ou o pai, em seguida adormecer na própria cama com a sua mãe ou pai sentados ao seu lado no quarto, até finalmente dormir sozinha. Qualquer dúvida, estamos à disposição! Beijos, Flávia e Etiene!

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